top of page

Residenciais  |  Comerciais  |  Publicações e Premiações

Publicação de dois projetos no livro: Dahma Sergipe. O melhor da Arquitetura e Design

O Projeto 01 traz uma planta baixa dividida para trazer comodidade a partir de cômodos e espaços amplos e área externa onde integra piscina, quadra de  tênis, espaço verde e churrasqueira. Possui arquitetura contemporânea estruturada a partir de blocos com diferentes alturas, que traz um ar de jovialidade pela aplicação de materiais como placas de concreto e revestimento cimentício.

No Projeto 02 tentou-se aproveitar ao máximo o desenho do terreno e fazer uma planta baixa onde atendesse as 

necessidades básicas da família sem deixar de incluir espaços e cômodos destinados ao lazer. Com arquitetura contemporânea, cômodos integrados e interligados com a área externae materiais regionais, o projeto traz sustentabilidade, conforto térmico e arte, pois utilizou-se escultura, brises verticais, placas fotovoltaicas, teto jardim e materiais como madeira e bambu.

Arquitetura Sustentável: Proposta de Requalificação Estrutural e Sociofuncional do Edifício MontPellier, no Bairro Grageru, Aracaju, Sergipe.

Monografia para a conclusão de curso de bacharel em Arquitetura e Urbanismo apresentada à Universidade Tiradentes, 2010. Orientador: Me. Rooseman de Oliveira

Com o objetivo de propor diretrizes para requalificação, levantar características de edificações sustentáveis e identificar tecnologias sustentáveis aplicáveis a edifícios tradicionais, o trabalho analisa cidades,   processos   de   construção,   impactos   ambientais   e   técnicas   de   construção    sustentáveis 

e  estuda  o  caso  do  condomínio  MontPellier,  em  Aracaju,  Sergipe, propondo os seguintes projetos: 1. Captação de energia solar. 2. Medição de água individualizada. 3. Reuso das águas pluviais. 4. Reuso de águas cinzas. 5. Horta. Tais projetos estimam a economia de energia, compras de frutas e verduras e entre R$ 1.670,66 e R$ 2.339,50 de água. Ver Projetos:

Trenes de Parcelas Sobrevolando los Barrios Bloqueados

Trabalho apresentado em forma de banner para o Congresso Internacional Sustentabilidade e Habitação de Interesse Social, promovido pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS. 2010.

O trabalho defini fórmula que permite impulsionar a regeneração urbana, apresentando solução útil em áreas de baixa densidade e de baixa altura. Consiste na construção de um "trem de loteamentos" a uma altura equivalente a um terceiro pavimento, sobre as casas existentes, com acesso independente. Apresenta um exemplo realizado para o bairro Pajarillos Altos de Valladolid, Espanha. 

Trabalho realizado na Escuela Técnica Superior de Arquitectura. Universidad de Valladolid (España). 

Professores: ENJUNTO, Rosario del Caz, GUERRA, José Luis Sáinz & MADRIGAL, Manuel Saravia.

Alunos: ROSÁRIO, Renata Dantas, BARTOLOMÉ, María Calvo, NIEVES, Pedro Cortés, BULNES, Paloma Fontela, GÓMEZ, Enrique Garzón & PÉREZ, Carlos Sobrino. Ver Trabalho:

Prêmio Accésit com o projeto: Águas de Março

Ganhador do prêmio Accésit com o projeto: "Águas de Março: Una propuesta de intervención en los Pajarillos Altos de Valladolid" no Concurso de Ideas SB10mad. “Ciudad Sostenible: la rehabilitación como herramienta”, Madrid, Espanha.

Promotor: GBC España. Comisario: ASA

Autores: ENJUNTO, Rosario del Caz, GUERRA, José Luis Sáinz, MADRIGAL, Manuel Saravia, ROSÁRIO, Renata Dantas, BARTOLOMÉ, María Calvo, NIEVES, Pedro Cortés, BULNES, Paloma Fontela, GÓMEZ, Enrique Garzón & PÉREZ, Carlos Sobrino.

Águas de Março. Una propuesta de intervención en los Pajarillos Altos de Valladolid

Trabalho apresentado para o Sustainable Building Conference SB10mad, 2010, Madrid, Espanha.

O lema Águas de Março leva ao tema de Antonio Carlos Jobim, eleita como a melhor canção brasileira do século XX. O urbanismo atua sobre os bairros como uma onda, e o trabalho propõe uma intervenção que marque o fim de uma época, arraste suas piores heranças e dê começo a um novo ciclo: exatamente o que faz as chuvas de março que canta Elis Regina.

O trabalho aponta e analisa a escala urbana e suas propostas de reabilitação do bairro Pajarillos Altos, em Valladolid, Espanha, incrementam a complexidade da vida urbana e apontam para uma cidade do futuro mais sustentável. 

O bairro conta com os seguintes problemas: envelhecimento e diminuição da população, pouca valorização do bairro por parte dos moradores, envelhecimento do parque e das habitações, grande número de casa fechadas em ruínas, carência de espaços livres, escacez de superfícies permeáveis, de vegetação e de água, pouca valorização da margem do rio Esqueva, entre outros. A partir disso, o trabalho propõe cinco atuações:

1. Ar - O trem das Águas de Março. Consiste na construção de um pavimento, a 7 metros de altura, com acesso direto pela rua e passarelas de coneção para obter novo solo urbano de propriedade pública sobre o existente, para densificar adequadamente a zona e possibilitar a implantação de novos equipamentos para atração de nova população jovem.

2. Água - Os pés na Água. Consiste no recolhimento das águas pluviais através de uma rede de canaletas, sisternas e estanque de retenção, assim, estima-se a melhoria da gestão da água.

3. Fogo. O calor do Sol. Consiste na disposição de painéis solares, seleção de materiais para controle térmico, controle de cores, incorporação de isolantes térmicos, disposição de invernadeiros que atuam como captadores solares passivos e instalação de caldeiras de gás natural para aquecimento. Essas propostas trazem a captação, convervação, economia de energia e eficiência enérgética.

4. Terra - Compartir e Renaturalizar o Espaço. Consiste na transformação de 18 ruas em calçadões com implantação de árvores e canaletas de drenagem, para assim devolver à rua sua antiga função de espaço de relação e renaturalizar o bairro. 

5. Solidariedade - Vínculos entre classes de solo e equilíbrio entre distritos urbanos. Consiste em um mecanismo de gestão que possa implementar à cidade, sem modificações legais, para assim poder reabilitar os bairros em toda a cidade sem limitar-se em atuar somente em determinadas áreas e propor um sistema de financiamento que permita realizar a reabilitação em um prazo de tempo razoável.

Autores: ENJUNTO, Rosario del Caz, GUERRA, José Luis Sáinz, MADRIGAL, Manuel Saravia, ROSÁRIO, Renata Dantas, BARTOLOMÉ, María Calvo, NIEVES, Pedro Cortés, BULNES, Paloma Fontela, GÓMEZ, Enrique Garzón & PÉREZ, Carlos Sobrino.

bottom of page